ciência

Pesquisa sobre coronavírus aplicará 500 testes rápidos em Santa Maria neste fim de semana

18.297

Começa neste sábado uma nova rodada da pesquisa EpiCovidRS em Santa Maria e outras oito cidades gaúchas. Em cada município, serão aplicados 500 testes rápidos e questionários até 29 de junho com o objetivo de saber a incidência do coronavírus no Estado. 

Santa Maria segue na bandeira laranja, e regras do comércio não devem mudar

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e conta com a parceria de diversas instituições, inclusive da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na cidade, os entrevistadores são voluntários da área de saúde - profissionais formados ou alunos da UFSM. 

Diferente da primeira rodada, que aconteceu entre abril e maio de 15 em 15 dias, agora o estudo, que terá quatro etapas, terá intervalo de três semanas: a quinta etapa ocorre neste final de semana, de 26 e 28 de junho; a sexta etapa deve acontecer de 25 a 27 de julho; a sétima, de 22 a 24 de agosto, e a oitava, de 26 a 28 de setembro. Caso a prevalência, que hoje é apontada pelo estudo com percentual inferior a 0,5%, aumente, o intervalo entre cada etapa será diminuído. Ao total, cada cidade deve fazer 4,5 mil testes, totalizando 9 mil testes rápidos desde o início da pesquisa. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

MENSAGEM DA DEFESA CIVIL
Nesta rodada da pesquisa há uma novidade na forma de divulgação: a Defesa Civil está enviando mensagens para todo o Estado (veja ao lado). Quem é cadastrado para receber o SMS de alerta do órgão, que avisa principalmente sobre o tempo, pode receber uma notificação pelo número 40199.

Quem não tiver cadastro e quiser receber os alertas, pode enviar um SMS, de forma gratuita, pelo 40199 e informar o CEP da cidade que mora. 

Rio Grande do Sul chega a 540 óbitos pela Covid-19

COMO FUNCIONA A PESQUISA 
A pesquisa, encomendada pelo governo gaúcho e coordenada pela Universidade Federal de Pelotas, já teve quatro rodas nas cidades de Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Ao total, são 4,5 mil testes rápidos aplicados por etapa. O custo R$ 1,5 milhão têm financiamento da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro. São doze universidades gaúchas que apoiam a pesquisa, inclusive a UFSM. 

Em cada cidade, as casas que visitadas são sorteadas aleatoriamente. Em cada domicílio, um novo sorteio decide qual morador realiza o teste rápido. Para fazer o exame, é coletada uma gota de sangue do participante. Em cerca de 15 minutos, o resultado aponta se a pessoa tem o anticorpo da doença, que ainda pode estar ativa ou não. Caso o resultado seja positivo, a equipe informa como se da o encaminhamento para os órgãos de saúde. 

Todos os entrevistadores são identificados com crachás e estão com equipamentos de proteção individual: máscaras descartáveis, jalecos e sapatilhas descartáveis, luvas e óculos de proteção. Em Santa Maria, são cerca de 50 entrevistadores, todos profissionais da saúde e estudantes em fase avançada do curso de graduação.   

Em paralelo, ocorre a pesquisa nacional nos mesmos moldes, também coordenada pela Ufpel. A terceira etapa foi realizada no último fim de semana em 133 cidades do Brasil, inclusive em Santa Maria.  

PARA QUE SERVE 
O principal objetivo da pesquisa é mapear os casos de Covid-19 e acompanhar a velocidade de disseminação do contágio. Além disso, o estudo também busca estimar o percentual real de pessoas infectadas no Estado e identificar o percentual da população que não manifesta sintomas da doença.  

Os resultados auxiliam o governo a definir estratégias de enfrentamento da pandemia, como a criação do modelo de distanciamento controlado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria chega a 574 casos de coronavírus e 17 óbitos causados pela doença Anterior

Santa Maria chega a 574 casos de coronavírus e 17 óbitos causados pela doença

Rio Grande do Sul chega a 540 óbitos pela Covid-19 Próximo

Rio Grande do Sul chega a 540 óbitos pela Covid-19

Saúde